Técnicas para libertar a imaginação
Duração: 2 meses (4 sessões, presenciais, de 1h30, por mês).
Datas: 2.ªs e 4.ªs feiras, 18h00-19h30: dias 21, 23, 28 e 30 de junho; 5, 7, 12 e 14 de julho.
Mensalidade: 45 euros.
O jornalista, escritor e formador de Escrita Criativa, Joaquim Semeano, propõe neste curso uma viagem pela arte de escrever histórias, de qualquer dimensão e género. Recorrendo às técnicas e ferramentas da Escrita Criativa, o formador, que em 2021 se prepara para lançar o seu sétimo livro, aborda as diferentes etapas e pormenores da escrita, ensinando a inventar personagens, diálogos e mundos próprios, ao mesmo tempo que apresenta as noções de enredo e de estrutura, tão importantes para a consistência de uma narrativa.
O curso é acessível para qualquer iniciante na Escrita Criativa, para quem já escrever alguma coisa ou para aqueles que pretendem tornar a escrita numa atividade mais regular. Além das matérias e técnicas transmitidas durante as sessões, o curso terá o complemento de correspondência via email entre o formador e os formandos, através da qual os textos produzidos serão analisados e alvos de novas indicações e sugestões.


PROGRAMA:
1. Apresentação: Nesta sessão será feita uma apresentação da Escrita Criativa, dos seus objetivos, técnicas e ferramentas. A título de exemplo, serão realizados alguns exercícios, para abertura da mente e melhor noção dos horizontes desta disciplina. Apresentação do curso.
2. Personagens
Que importância têm as personagens de uma história? Como surgem, porquê, em que ocasiões? Como inventá-las?
3. Estrutura
Para lá do "princípio, meio e fim", há estruturas próprias nas histórias: quais são, e como são aplicadas?
4. Enredo
Do que se compõe um argumento? Como podemos tornar mais reais os espaços onde as personagens se movimentam?
5. Diálogos
As personagens falam por si, caracterizam-se também através do que dizem, e como dizem.
6. Construção de um mundo
Onde se passa a história? Como é que podemos visualizar aquele mundo, com as suas características e traços específicos?
7. Bloqueios do escritor
Porque é que às vezes queremos desistir? Como ultrapassar os bloqueios e continuar?
8. Finais felizes
Como terminar uma história? Porquê agora e desta maneira?
O Formador: Joaquim Semeano é formador de escrita criativa, escritor e jornalista. Licenciado em Comunicação Social, reside em Almada há mais de 20 anos e foi nesta cidade que venceu, em 2011, o prémio Maria Rosa Colaço, para literatura infantil, com o livro "Era Uma Vez Um Nariz". Além deste livro, já publicou também "Todas as Caras de um Gato", "A Aldeia Suspensa", "A Árvore-Floresta", "A Pulga Atrás da Orelha" e "Bonecos de Palha". O seu projeto de escrita criativa teve início em 2015, com oficinas para crianças, tendo sido entretanto alargado a adolescentes e adultos.
Ficha de Inscrição: http://academiaramirofreitas.org/documentos/FICHA_INSCRICAO_UP_ARF.doc 
(Nota: Inscrições limitadas a 10 participantes)
Contactos: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | 915050204