Gestão da escola e a participação da comunidade escolar

O estilo de gestão da escola, mais ou menos participativa, pode ter influência no desempenho do aluno. Algumas evidências empíricas mostram que a aprendizagem dos alunos é maior nas instituições cujos diretores dão mais importância à participação dos professores na elaboração do plano pedagógico e são mais abertos às sugestões e propostas da comunidade escolar.

Ler mais

Repensar a educação ou transformá-la

"Como são aborrecidos os estudos que falam eternamente em “reformas” e “desempenho” — mas não se dão conta de que o modelo iluminista está superado, e já há formas reais de ultrapassá-lo?" Esta é a questão sobre a escola no Brasil abordada por Alexandre Sayad, e que, pelo exposto, nos merece reflexão.

Ler mais

A mediatização da indisciplina e violência nas escolas

A violência nas escolas ganhou mais relevância na comunicação social desde há, pelo menos, uma década, não porque não existisse antes, mas porque esta, até então maioritariamente entre pares, não era notícia, provavelmente porque o acontecimento não saía dos muros da escola ou, simplesmente, era silenciado pelos próprios autores e vítimas.

Ler mais

Adolescentes, esse mistério para os pais

Quando começa e acaba a adolescência?
De repente, os filhos crescem e tornam-se praticamente desconhecidos. A transição para o «mundo dos adultos» nem sempre é pacífica e torna o relacionamento com os pais mais complexo. Por isso todas as ajudas são bem-vindas para ajudar a decifrar o misterioso mundo dos adolescentes. 
Começa cada vez mais cedo e acaba cada vez mais tarde. O início da adolescência é biológico e acontece no começo da puberdade com as alterações do crescimento e a diferenciação sexual. No século XIX, a adolescência durava sete a oito anos. Hoje acontece mais cedo devido ao excesso de peso e à obesidade, uma vez que as hormonas sexuais derivam do colesterol. O fim da adolescência é sociocultural e exige a independência económica, cada vez mais tardia. A adolescência dos dias de hoje chega a durar vinte anos.

Ler mais

Escolaridade dos pais ainda é determinante no percurso dos filhos

Estudo acompanhou jovens nascidos na década de 1990 e entrevistou-os em vários momentos. Percurso escolar ainda é muito influenciado pelos anos de escolaridade que os próprios pais conseguiram e pelo rendimento das famílias.

Ler mais

A leitura na primeira infância é fundamental

A leitura na primeira infância é fundamental para a construção do sujeito, diz Evelio Cabrejo Parra, vice-diretor do Departamento de Formação e Pesquisas Linguísticas da Universidade Paris Diderot.

Ler mais

Comunicação e educação na sociedade da informação

A sociedade da informação levou a uma profunda transformação da comunicação, cheio de possibilidades, mas também de incertezas. Na última década, a noção de competência linguística evoluiu para a noção de competência semiológica em sentido alargado.

Ler mais