Fundamentos e Objetivos

A Universidade Popular Cultural (UPC) é um projeto da Academia de Cultura e Solidariedade Ramiro Freitas para fomentar a educação ao longo da vida, de modo a contribuir para o desenvolvimento pessoal através de atividades nas áreas social, educativa e cultural, elevando os níveis de literacia, do conhecimento e da melhoria da qualidade de vida e dos cidadãos, através da participação cívica e na educação para a cidadania e para a saúde.

Nesse sentido, a Universidade Popular Cultural tem como objetivo promover a educação cultural, nas diversas áreas do conhecimento, mediante a realização de cursos, seminários e outras sessões de estudo e de trabalho, podendo dedicar-se a quaisquer outras atividades relacionadas com a prossecução dos seus objetivos.

O desenvolvimento dos níveis do conhecimento e da cultura dos cidadãos alcançam-se através do exercício de uma cidadania ativa e participativa - a cultura não se dá, pratica-se.

Defendemos a facilitação do acesso a toda a população para além dos círculos culturais, sociais e educacionais existentes (muitos dos quais, embora não pretendendo ser elitistas, são pouco inclusivas), e de outras formas de consumo de cultura.

A nossa opção é o modelo de universidade popular, aberta a toda a população, independentemente da sua idade e estatuto social, que tenha interesse na sua promoção cultural e social, através da aquisição de novos conhecimentos e aprendizagens.

Aos participantes não é exigida a apresentação de qualquer tipo de habilitações. A frequência das aulas tem valores simbólicos, e as palestras e conferências são gratuitas. No final das ações, pode ser emitido um certificado de frequência.

Conteúdos 

- Ciclos de estudos – História, Línguas e Literatura, Artes.

- Direitos – Constitucional, Administrativo, Trabalho, Consumo e outros.

- Terapias.

- Oficinas temáticas – Artes Decorativas, Cerâmica, Pintura, Fotografia, Cinema, outras.

- Fórum “Pensar A Vida” - debates, conferências e palestras.

- Multiculturalidade (histórias de vida, hábitos, religiões, gastronomia dos povos).

- Estudos Temáticos: áreas temáticas e específicas (por exemplo, questões do feminino, comunidades imigrantes).

- Cineclube.

- Clube Sénior

- Núcleo de Estudos Fotográficos.

Organização

Estrutura de gestão e membros dos respetivos órgãos - consulte em Órgãos de Gestão..

  

Universidade Popular o que é, o que faz e para quem (clique na linha em baixo)

Universidade Popular Almada